Prepare-se para uma imersão na natureza exuberante nas Dunas dos Lençóis Maranhenses
SAÍDAS EM 2025
- 15 a 19 de JUNHO (Lotado)
- 26 a 31 de AGOSTO
Uma das travessias mais bonitas do Brasil, entre lagoas de tons azuis e verdes, águas cristalinas e dunas até o horizonte, assim será o nosso desafio, cruzar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a pé. Localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, em seus 155 mil hectares, o Parque abriga diversos e frágeis ecossistemas como restinga, manguezal e o maior campo de dunas do Brasil. Embarque conosco em mais uma aventura inesquecível. Nesse roteiro você terá toda a estrutura, segurança e experiência da TERRA ADVENTUR.
Próximas saídas em 2025:
- 26 a 31 de agosto
Como é a travessia?
São quatro dias de caminhada, com pernoites na casa de moradores em pequenos povoados, verdadeiros oásis na imensidão de areia. Ao todo são percorridos cerca de 60 km, ora na beira do mar ora no sobe-e-desce das dunas. Para dormir, é só escolher uma das redes penduradas no redário. Em Canto do Atins e Baixa Grande o local do pernoite também tinha quartos com camas. Existe uma estrutura mínima nos locais de pernoite, com banheiro e ducha. As instalações podem ser mais ou menos confortáveis de acordo com a casa escolhida. O redário é coletivo e cada “hóspede” recebe um lençol para passar a noite. Nesses pontos de apoio há água para abastecer o cantil e outras bebidas à venda, além de almoço e jantar.
A travessia dos Lençóis Maranhenses é mais do que superação física. É também uma viagem de conhecimento, de contato com um Brasil que muitos acreditam ter ficado no passado. Na exuberância dos oásis maranhenses famílias vivem sem energia elétrica, sem telefone, sem escola ou um simples posto de saúde.
Itinerário
A nossa aventura iniciará na capital do Maranhão: São Luis. Partiremos de um hotel da cidade (consultar) às 8:30 da manhã até a cidade de Barreirinhas, que é o principal ponto de partida para os Lençóis Maranhenses. Essa viagem dura cerca de 5 horas e será feita em transporte privado. Em Barreirinhas faremos uma breve parada para almoço e, na sequência, partiremos de Voadeira (lancha rápida) pelo Rio Preguiças. No meio do trajeto, faremos uma pausa em Vassouras, nos “Pequenos Lençóis”, onde já poderemos desfrutar de uma pequena caminhada e deliciosas lagoas para banho, bem próximas à margem do rio. Após essa visita ao vilarejo, seguiremos até o povoado de Atins, onde um carro 4×4 estará nos aguardando para nos levar até o Canto de Atins – destino final desse dia.
Esse é o dia no qual adentramos de fato nos Lençóis Maranhenses! Como em todo o percurso teremos muito sol, o horário de saída será sempre antes do dia clarear. Assim, aproveitamos ao máximo o sol agradável da manhã. Neste dia, após um café da manhã leve e saudável previamente preparado pelos moradores, sairemos por volta das 5:00h e vamos à beira mar de 4×4 até um pouso de pescadores chamado Bonzinho, onde iniciaremos a nossa travessia a pé dos Lençóis Maranhenses. Logo avistaremos as primeiras lagoas, e nos afastamos cada vez mais de qualquer sinal de civilização. Caminharemos cerca de 4 horas pelas dunas, aproveitando os banhos nas lagoas de água doce e cristalina pelo caminho. Faremos algumas paradas para banho e descanso durante o percurso e chegaremos ao nosso destino a Baixa Grande próximo ao horário do almoço. A tarde é livre e o grupo se reune novamente no final do dia para ir até as dunas apreciar um belo pôr-do-sol.
O horário de chegada pode variar de acordo com o ritmo de caminhada do grupo e o horário de saída em virtude da maré. Essa informação também é válida para os 3º, 4º e 5º dias de roteiro
Finalmente, a queridinha da Chapada dos Veadeiros. Localizada em Cavalcante, a Cachoeira Santa Bárbara é sem dúvidas uma das mais bonitas de toda Chapada. Cavalcante fica a aprox 157 km de São Jorge (em torno de 2h30 de distância).
- 06h00: Saída para Cavalcante
- Pernoite em São Jorge (noite livre);
Se der tempo, pararemos no Jardim Maytreia na volta para admirar o pôr do Sol;
Acordaremos bem cedinho (ainda na madrugada) e após um rápido desjejum partiremos Lençóis adentro. Neste dia teremos mais uma oportunidade de desfrutar desse lugar tão único e exuberante. Um dia cheio de novidades, cercado de paisagens grandiosas e banhos maravilhosos nas águas limpas e frescas dos Lençóis Maranhenses. As surpresas por trás das dunas e a sensação de mobilidade que o sistema nos apresenta são indescritíveis. A dança dos ventos e o volume das águas fazem com que os Lençóis se reconfigurem de tempos em tempos, e a experiência do nosso guia local nos permite atravessá-los em total segurança. Chegaremos à Queimada dos Britos no início da tarde, almoçaremos a comida maravilhosa da Dona Maria e teremos um descanso merecido à sombra do imenso cajueiro que reside em seu quintal. Nesse pequeno oásis, ao cair da tarde poderemos visitar as lagoas próximas e aproveitar um pôr-do-sol incrível nas cristas das dunas. Um dia inesquecível!
Este é o dia em que saímos mais cedo para a caminhada e também o dia mais longo – cerca de 18km! Ainda na madrugada, por volta das 3h da manhã, após um cafézinho (desjejum), daremos início à caminhada. A primeira parada do dia será para apreciarmos um incrível nascer do sol, momento marcante para os apaixonados por natureza. Pelo caminho faremos um lanche e seguiremos aproveitando mais lagoas e mais dunas em direção ao povoado de Betânia. Nesse dia passaremos pelo coração do Parque Nacional e em suas lagoas mais isoladas. A cada dia de caminhada as lagoas parecem mais bonitas, mais azuis e maiores. Passaremos também por antigos povoados que foram encobertos pelo movimento das dunas e guardam muitas histórias em suas ruínas. Chegaremos à Betânia para o almoço na casa da Dona Terezinha (para chegarmos lá, faremos um pequeno trajeto de lancha), que vive às margens do rio e nos proporciona literalmente uma tarde de muita sombra e água fresca. Por ser um povoado um pouco maior (cerca de 25 famílias), a estadia em Betânia nos permite conhecer um pouco mais da vida em comunidade, a pequena escolinha e suas professoras (D. Terezinha é uma delas), tomar uma bebida gelada e apreciar nas dunas.
Após o café da manhã, por volta das 6:00h nos despedimos de Betânia. Ao longo do 5º dia de roteiro pelos Lençóis, passaremos pelas lagoas mais famosas da região de Santo Amaro. Santo Amaro é uma charmosa vila, parcialmente pavimentada e cortada pelo Rio Alegre. Ao chegarmos a Santo Amaro, teremos um almoço de despedida e Na sequência, iremos para São Luís em Transporte Privado, cerca de 4:30h de viagem
O que o valor do pacote inclui?
Inclui:
- Guia especializado
- hospedagem 4 noites durante o trekking (Dormida em rede)
- Almoço em Santo Amaro
- Alimentação completa durante todo trekking ( Almoço, Café da Manhã e jantar)
- Kit Primeiro socorros
- Transfer de São Luís x Barreirinhas
- Transfer Barreirinhas x Atins (lancha)
- Transfer Atins x Canto dos Atins(4×4)
- Transfer Santo Amaro x São Luís
Não inclui:
- Passagens aéreas (nos consulte para auxílio na simulação/cotação);
- Equipamento pessoal
- Hospedagem em São Luís
- Refeições fora dos dias de trekking
- lanche de trilha
- Carregadores
- Hotéis e refeições, após o termino do trekking
Para efetuar a reserva, entre em contato conosco a partir do link abaixo.
CLIQUE AQUI PARA RESERVAR ESTE ROTEIRO
Encaminharemos um formulário para preenchimento contendo algumas informações como dados pessoais, informações médicas, contato de emergência e forma de pagamento desejada.
Também enviaremos um documento em PDF com todas as informações detalhadas sobre o roteiro, para que possa guardar com você e consultar sempre que quiser e também compartilhar com outras pessoas.
Após o preenchimento do formulário, te encaminharemos pelo próprio whatsapp o link para pagamento.
Para efetuar a reserva, é necessário preencher o formulário com os dados (clique aqui) e ao fim aparecerá para selecionar a forma de pagamento. Após enviado o formulário, a inscrição estará registrada! É só aguardar e nossa equipe irá contatar via WhatsApp para lhe passar os procedimentos de pagamento.
Obs: Caso seja para mais de uma pessoa, envie um formulário de inscrição por pessoa.
Temos muitas pessoas que perguntam isso. Muitas vezes em nossas atividades temos a maioria das pessoas (média de 60%) que estão indo “sozinhas” e acabam fazendo novas parcerias e até amizades. Os quartos são separados sexo masculino de feminino, conseguimos reunir pessoas que tem o mesmo desejo de viajar e ter o contato com a natureza e aventura, além de que nossa equipe possui guias qualificados para fazer sua viagem ser a melhor possível! Você tem todo suporte antes e durante a atividade! É só escolher a viagem e viver essa aventura!
Nós não incluímos no pacote passagens aéreas ou de ônibus do seu destino até o local onde acontecerá a experiência, pois possuímos cliente de diversos locais do Brasil e fazemos roteiros em vários Estados.
Porém, visando sempre o máximo conforto de nossos clientes, sempre que possível iremos buscá-los no aeroporto ou em suas hospedagens na cidade destino, para que possamos iniciar o roteiro juntos.
Se precisarem de ajuda para adquirir passagens nos envie mensagem.
- Mochila cargueira (45 a 50 litros)
- Capa para a mochila (ela será fundamental para proteger da chuva e areia);
- Blusa de proteção UV com manga longa. Duas peças são suficientes. Se necessário, você poderá lavar nos pontos de apoio;
- Uma calça para a caminhada (legging ou calça de trilha). Ela ajuda a proteger do sol;
- Dois pares de meia. Para quem preferir, vale levar papete ou sapatilha;
- Uma muda de roupa para dormir e outra para usar no dia a dia das bases (não se preocupe em levar roupa diferente para todos os dias, você não usará e ainda carregará peso desnecessário);
- Uma roupa de banho;
- Chinelo;
- Óculos escuro;
- Chapéu, boné, bandana ou lenço para a cabeça;
- Protetor solar e protetor labial;
- Itens de higiene pessoal (quanto menos peso, melhor);
- Toalha ou canga (para secar depois do banho);
- Lanterna (preferencialmente de cabeça);
- Lanche para a trilha (barras de proteína, frutas secas, castanhas, salame, biscoitos, atum ou o quer for mais adequado ao seu estilo de alimentação).
- 1,5 litro de água por dia (a água pode ser adquirida nas bases de hospedagem);
- Remédios para dor muscular e ferimentos, além de outros remédios importantes para cada um;
- Celular e carregador (tem energia e tomada nas bases de hospedagem);
- Dinheiro para pagar as despesas com alimentação.
- Bastãos de caminhada (Opcional)
Itens recomendados, mas não essenciais
- Travesseiro de pescoço;
- Lençol ou similar (nas bases são oferecidos lençol ou coberta, leve apenas se considerar necessário);
- Casaco leve (um corta-vento é ideal);
- Lenço umedecido;
- Protetor de assento sanitário;
- Protetor auricular e tapa olho (nem sempre as noites são tranquilas, já que os grupos partes na madrugada);
- Bolsa impermeável (para proteger itens sensíveis à areia);
Se você estiver com mais bagagem além dos itens da mochila, não precisará levar tudo para a travessia. Você poderá deixar a mala em Barreirinhas e os guias organizam o transporte dela até Santo Amaro. Independente do que você pretende levar, procure uma maneira de manter tudo a salvo da areia (principalmente os eletrônicos).
O vento nos Lençóis Maranhenses é constante e faz com que a areia entre em cada fresta da mochila, do celular, das câmeras fotográficas, comida, garrafa de água e qualquer coisa que ela toca. Uma capa de mala já ajuda muito, mas não será suficiente. Mantenha seus eletrônicos em local seguro para não danificá-los. Vale ainda deixar roupas e outros itens dentro de sacos na mochila.
A comida durante a travessia dos Lençóis Maranhenses é uma das principais dúvidas dos viajantes, mas não há motivo para preocupação. Na prática, o café da manhã, o almoço e o jantar são realizados nas bases de hospedagem. Já os lanches durante as caminhadas ficam por conta dos viajantes. Organize-se para levar algumas comidinhas que garantam a alimentação em todos os dias durante o percurso entre uma base e outra.
O café da manhã nas hospedagens durante a travessia costuma ser a única refeição inclusa no pacote. Ele é bem simples, mas suficiente para começar o dia. No geral, o café da manhã varia entre tapioca com manteiga, pão de forma, bolo, ovos, biscoitos, queijo e frutas, além de suco, café e leite em pó. Não são porções muito grandes e nem tudo é ofertado no mesmo dia. Caso considere necessário, leve alguns complementos para o café.
Durante o período da manhã, os viajantes fazem a caminhada e costumam chegar à base de hospedagem próximo à hora do almoço. Quem faz a travessia com o guia conta com a organização da refeição antecipadamente, garantindo o prato pronto na hora marcada. As refeições nos oásis costumam ser compostas de arroz, feijão, macarrão, salada e um tipo de carne, que varia entre galinha caipira, peixe, carne de vaca, cabrito, ovo ou omelete. Já nas bases do Canto de Atins e Betânia, que operam com restaurantes turísticos, há maior variedade de pratos.
Assim como o almoço, o jantar também é realizado nas bases de hospedagem. Nesse caso, além da refeição completa (que segue o mesmo cardápio do almoço), os viajantes contam com a possibilidade de optar por lanches como tapioca com ovo.
Se você é vegetariano ou vegano é importante avisar o guia com antecedência. Os anfitriões são flexíveis e podem preparar algo especial, mas precisam ser avisados o quanto antes para programar as compras e o cardápio.
Ao fazer a travessia, tenha em mente que tudo será muito simples, porém limpo e funcional. Não espere luxo nos travesseiros (oferecidos apenas no pernoite em cama) e roupas de cama (há lençol ou coberta também para quem está na rede).
Para quem dormirá em redário, vale dizer que eles não são 100% fechados. No geral, os redários são montados em cabanas de palha com boa circulação de vento. Você ouvirá todo o barulho da natureza e também das pessoas (na alta temporada são muitas pessoas). O movimento costuma diminuir após 21h e recomeça às 4h da manhã.
Os banheiros durante a travessia estão disponíveis apenas nas bases de hospedagem. Todos são de uso coletivo e, em alguns casos, o chuveiro e vaso sanitário são em locais separados. Os banheiros costumam ser bem simples e o chuveiro é sempre de água fria (o que não chega a ser um problema em meio ao calor maranhense). Em alguns casos, a pia é fora do ambiente do banheiro, então escovar os dentes e lavar as mãos não necessariamente será um evento privado.
Durante a travessia você terá energia elétrica em todas as bases de hospedagem. Algumas operam com energia solar e gerador, mas sempre há tomadas disponíveis para carregar baterias e celulares.
Já a internet nem sempre é compartilhada com os hóspedes. Como os pacotes disponíveis são com dados muito limitados, em algumas bases (como na Queimada dos Britos e Baixa Grande) a internet serve apenas para os moradores. Não conte com Wi-Fi para resolver nenhum problema durante a travessia.
A boa notícia é que, no alto das dunas e durante a travessia, sempre aparece um sinal de celular para salvar quem precisa de internet ou contato telefônico. Dá até para fazer chamada em vídeo. A operadora que melhor funciona durante a travessia é a Vivo.
Eu imaginava que a areia seria super quente, mas não é. Devido a sua composição de quartzo, ela reflete o sol sem esquentar tanto. Também não sentimos muito calor porque o vento sopra constantemente. Claro que mesmo com o vento, o sol pega forte e é preciso tomar muito cuidado com a hidratação e a proteção. Em muitos momentos eu usei até a canga para proteger o meu rosto do sol.
Outro ponto importante é que acordamos cedo todos os dias. A jornada começa antes do sol nascer, assim podemos caminhar com sol mais ameno, o que torna a caminhada menos cansativa. Também chegamos na casa dos nativos cedo, para aproveitar o almoço e depois temos a tarde para aproveitar o rio, as redes e o incrível pôr-do-sol nas dunas.
A travessia dos Lençóis Maranhenses é destinada a viajantes que buscam experiências fora do convencional, contato intenso com a natureza e, de quebra, um bom desafio para vencer. Quem faz a travessia dos Lençóis Maranhenses tem a oportunidade de alcançar lagoas isoladas, cenários inóspitos e os oásis que só podem ser visitados por quem encara o trajeto a pé.
Não é preciso ser atleta ou ter habilidades extremas com longas caminhadas para fazer a travessia. Com um pouco de disposição (e cuidado com as bolhas) todos conseguem finalizar o trekking. Alguns dias do roteiro são mais cansativos e puxados, mas os banhos de lagoa são capazes de revigorar qualquer corpo abatido pela areia das dunas.
Para que o roteiro aconteça, é necessária a formação de um grupo mínimo de 4 pessoas. Em caso de não formação do grupo, ocorrerá a devolução de 100% do valor pago para a reserva.
A desistência voluntária por parte do cliente antes da viagem deverá ser formalizada por escrito e enviada para a Terra Adventur através do email terra.adventur@gmail.com seguindo a política de devolução descrita abaixo:
- Até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
- Entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
- Entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
- A menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução
O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.
Para mais detalhes, acesse nossa Política de Cancelamento e Reembolso